Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Equipe de Educação Ambiental do Porto de Vitória realizou nessa semana, dias 24 e 25, ação educativa de meio ambiente e segurança do trabalho no Cais de Capuaba, em Vila Velha. Os motoristas de caminhões e carretas que transitaram pelas instalações portuárias foram abordados pelos técnicos, que explicaram, de forma dinâmica, como funcionam as fiscalizações ambientais e de segurança durante as operações.

A ação busca reforçar a importância em respeitar as normas e legislações dessas áreas, que são determinantes para assegurar a qualidade do meio ambiente e a saúde e integridade dos trabalhadores portuários. Durante as abordagens, foram destacadas a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a conservação adequada dos caminhões, o acondicionamento regular das cargas nos veículos durante o transporte, entre outras.

Todos esses e outros pontos estão reunidos na cartilha Boas Práticas Portuárias - Operações Seguras e Ambientalmente Responsáveis, lançada neste mês, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5), onde são apresentados, de forma rápida e lúdica, os procedimentos conforme a legislação e normas vigentes no Porto de Vitória. O material foi entregue durante as abordagens, mas pode ser acessado ao clicar aqui.

Juntar forças

A ação educativa aconteceu em conjunto com a campanha de medição de fumaça, que busca avaliar o estado de conservação de caminhões e carretas movidos a óleo diesel, a partir da emissão dos gases de exaustão provenientes desses veículos. Essa é uma importante atividade sobre as questões ambientais voltadas à emissão de poluentes que prejudicam a qualidade do ar.

Tanto as abordagens educativas como a campanha de fumaça são gerenciadas pela Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (COMAST) da CODESA, e conta o apoio da EnvironLink, empresa que presta serviço de apoio na Gestão Ambiental da Licença Ambiental de Regularização do Porto de Vitória, para a execução das atividades.

 

Por Rayanne Matiazzi / jornalista da Environlink

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória