Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da CODESA segue a tendência dos últimos desempenhos e continua a demonstrar total segurança no monitoramento de embarcações que fazem acesso ao Porto Organizado. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram registradas 34.389 ações de controle, número que representa 12,3% a mais que o mesmo período de 2020. Esse tipo de ação significa que o VTMIS monitorou atracações, desatracações, entrada e saída de navio, informações meteoceanográficas, etc.

Ainda, nos primeiros três meses de 2021, foram registradas 476 embarcações em trânsito pela área de abrangência e, desse montante, o Centro de Controle Operacional (CCO) se comunicou com os navios por 5.996 vezes.

Houve três incidentes durante o período, todos relacionados com pequenas embarcações (lazer ou pesca). Mesmo sem vítimas ou grandes prejuízos, o CCO acionou os Serviços Aliados (Capitania dos Portos, Polícia e Receita Federal) para o devido atendimento às ocorrências.

Outro fator observado foi o descumprimento de normas e procedimentos, como uma embarcação com excesso de velocidade navegando pelo Canal de Vitória.

De acordo com o Centro de Controle Operacional do VTMIS, desde a implantação do sistema em setembro de 2017, não se registrou nenhum acidente de navegação.

 

20/04/2021

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória