Imprimir
Começam obras de melhoria no acesso ao Porto de Capuaba
Publicada dia 06 de agosto de 2010

Em reunião ocorrida na semana passada ,em Capuaba, representantes da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) , da Associação dos Terminais Portuários e Retroportuários e dos Usuários dos Portos do Espírito Santo (ATRES), da Associação dos Empresários de Vila Velha (ASEVILA) , da Prefeitura de Vila Velha e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), analisaram as necessidades de obras e melhorias no trecho de acesso ao Porto pela Estrada de Capuaba.


Na ocasião, o superintendente do DNIT, Hélio Baía, apresentou um plano de obras iniciais, que foi discutido, aprovado e colocado em prática ainda na última sexta-feira (30/07) com previsão de término para essa semana. Além das iniciativas imediatas, o DNIT apresentou um esboço do que será o novo traçado da Rodovia BR-447, que está em fase de contratação de projeto.


No último dia 04 , a Diretoria Executiva da CODESA apresentou o projeto da nova BR-447 e pediu apoio ao Ministro dos Portos, Pedro Brito. O ministro solicitou cópias detalhadas do projeto e se comprometeu a fazer todo o  possível para acelerar os trâmites para a realização das obras definitivas.


De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CODESA, Danilo Queiroz, existe no orçamento uma emenda parlamentar prevendo R$ 22.000.000,00 para as obras e a prioridade será a estrada de Capuaba.Pelo projeto poderá ser construído um acesso elevado partindo da Rodovia Carlos Lindenberg até o Terminal de Capuaba. Toda a  condução do projeto caberá ao DNIT/ES mas a CODESA acompanhará todas as etapas inclusive ajudando  na definição do desenho para o traçado. A meta é a de que, no futuro, o porto tenha uma via expressa para o escoamento das cargas.

 

Queiroz informou que também estão em fase de definição a criação de um pátio de triagem para os caminhões e uma reformulação na via interna do porto,  após a ponte do rio Aribirí.O projeto prevê a retirada da pista que foi criada para atender à comunidade da Ilha das Flores e reincorporação da mesma às obras de acesso ao porto.


Para o diretor de planejamento da CODESA, esse conjunto de medidas será importante para que, nos próximos anos, o porto evolua continuamente no quesito eficiência operacional. Ainda segundo Danilo Queiroz, todo o piso retirado da Estrada de Capuaba está sendo depositado dentro da área  portuária e será utilizado nas operações emergenciais de "tapa buraco" em determinados trechos internos do próprio porto.


(Texto: Martha Cavalcanti.Supervisão: Amilton Freixo de Brito e José Carlos Mattedi.Assessoria de Comunicação – ASSECS - CODESA)

 

 




Voltar
Codesa Companhia Docas do Espírito Santo - Av. Getúlio Vargas 556 Centro ES Brasil - CEP 29010-945