Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Seguindo a tendência dos meses anteriores, o Porto de Vitória registrou crescimento de 43,6% na movimentação de cargas do mês de maio, em comparação ao mesmo período de 2020. Foram operadas 178,641 mil t de cargas. No acumulado do ano, os números também são positivos: registrou 35,8% de janeiro a maio, comparado aos primeiros cinco meses do ano passado.

O maior aumento foi de granel sólido: 59,6%, tendo movimentado 423,91 mil t no acumulado do ano. Os principais produtos na categoria foram: malte, com 159,2 mil t (102,9%) e carvão mineral (87,5%).

Ainda por natureza de carga, granel líquido registrou aumento de 19,7%, com movimentação de 63,16 mil t nos primeiros cinco meses do ano. Na categoria, os destaques foram: combustível, com 15% e soda cáustica com 47,8%.

Também foi registrado aumento na categoria carga geral solta, com crescimento de 12,9% e na carga conteinerizada: no comparativo com 2020, registrou aumento de 28,2%, representando movimentação de 272,29 mil t.

Tipos de navegação

Uma curiosidade: em maio, o Porto de Vitória registrou números equivalentes em cabotagem e navegação de longo curso. De todos os navios que adentraram o porto, 50,8% foram do tipo cabotagem e 49,2% longo curso. No período, houve mais operações de desembarque, que somou 1.596,53 mil t, enquanto embarque registrou 1.370,19 mil t.

Para as rotas de longo curso, seja de destino ou origem, os países que mais registraram operações foram os Estados Unidos, Argentina e Chile. Já quando se trata de cabotagem, os estados brasileiros que mais tiveram movimentações junto ao Porto de Vitória foram São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

Casa cheia

Outro dado positivo foi a taxa de ocupação dos berços do Porto de Vitória. No acumulado, houve aumento de 34,7%. Isso significa que os berços estiveram ocupados mais vezes, seja para desembarque ou embarque de cargas. No período, 282 embarcações acessaram o porto.

 

 Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória